Primeiramente, você deve filtrar os currículos para 10 ou menos candidatos, em seguida é hora de realizar entrevistas pessoais. Felizmente, existem estratégias para obter todas as informações que você precisa para tomar uma decisão inteligente na hora da enterevista.

Faça uma lista de perguntas básicas. Irão ajudá-lo a não esquecer o básico e ser o mais justo possível para todos os candidatos. Os momentos iniciais da entrevista são cruciais. Ao cumprimentar entre as qualidades que você deve procurar são: boa capacidade de comunicação, uma aparência limpa e maneiras amigáveis ​​e respeitosas. Uma boa maneira de quebrar o gelo para começar é com a descrição do trabalho e da empresa; história e os planos futuros.

Logo, aprofunda a entrevista e faça perguntas sobre diversas áreas relacionadas à experiência, habilidades, formação educacional e do trabalho anterior do entrevistado. Explore cada área com uma pergunta como “Me conta sobre seu último emprego?”. Evite perguntas cujas respostas são sim ou não, ou são óbvias.

Finalmente, deixe tempo no final da entrevista para o candidato fazer perguntas e prestar atenção ao que ele diz.

Termina a entrevista, permitindo que o candidato saiba o que esperar. Você está lidando com a vida dos outros, tente manter os candidatos informados.

Perguntas que você pode fazer:

– Se você pudesse projetar o trabalho ideal para você, o que seria?
– Que tipo de supervisor recebe o melhor de você?
– Como você descreveria o seu supervisor atual?
– Como você estrutura o seu tempo?
– Quais são as três coisas que você gosta sobre o seu trabalho atual?
– Quais foram as suas maiores conquistas neste trabalho?
– Quais são os seus pontos fortes e fracos?
– Descreva três situações em que criticaram o seu trabalho

Perguntas que você não deve fazer:

Uma má pergunta pode não distrair a entrevista completa, mas também poderia causar uma má impressão sobre o entrevistado. Aqui estão algumas que você deve evitar:

– Me fale sobre você: Você não está fornecendo um ponto de partida. Tente o seguinte: “Você pode descrever por que escolheu essa carreira?”

- Onde você quer estar em cinco anos?: A resposta honesta seria na praia no Havaí, depois de ganhar na loteria. Mas a resposta que provavelmente irá obter é de crescimento, evolução na empresa, ou qualquer outra resposta agradável para o entrevistador. Tente o seguinte: Que habilidades você espera desenvolver nos próximos anos?

- O que você fazer por nós que ninguém mais pode?: É muito pouco provável que os candidatos Shibam dos pontos fortes e fracos de seus concorrentes, geralmente respondem algo relacionado a sua ética de trabalho. Perguntas que forneceriam respostas mais úteis: Qual é a sua habilidade mais valiosa?

- Se fosse um animal, qual seria?: Esta pregunta é utilizada para surpreender os candidatos, mas muitos já estão preparados para essa tentativa de análise psicológica dos alunos.

- Pregunta pessoais (incluindo estado civil, idade, sexo, raça, religião, sexualidade ou deficiência), não é apenas antiético, mas às vezes é ilegal. Além disso, evite fazer perguntas discriminatórias

- Qual é o salário esperado?: Isso é algo a discutir após a primeira entrevista de emprego, é errado colocar o entrevistado sob pressão para comprometer-se a uma quantidade de dinheiro naquele momento.