Todas as empresas têm um único chefe que pode torná-lo bem sucedido ou matá-lo, o cliente.

Hoje vamos falar sobre aquelas coisas que os clientes esperam do seu estabelecimento ou serviço e o que eles odeiam. Um empresário inteligente é aquele que compreende, e tem o compromisso de 100%, para cuidar e proteger seus clientes.

Veja o que eles buscam e irão apreciar:

. Bom serviço, em vez de um serviço rápido

. Personalização, os clientes poderiam até pagar mais por isso

. Surpresas agradáveis: um pequeno presente, um desconto, uma amostra grátis

. Boa vontade. Se um de seus clientes leva uma multa em frente da sua loja, deixá-lo ter um giftcard com um desconto como um ato de generosidade.

. Bondade. Um sorriso ou uma saudação pode parecer óbvio, mas muito improtante. Um cliente bem recebido fica melhor predisposto a comprar e voltar

Por outro lado, perder clientes, hoje, é um luxo demasiado caro. Veja alguns fatores pelos quais eles não retornam:

. Entrar em uma loja e não  tem ninguém pronto para atendê-lo. Acontece frequentemente que um cliente que permanece alguns minutos no local, sem funcionario, vai embora

. Atendimento indiferentes ou desprezo do atendente

. Ignorância do produto ou serviço oferecido. Existem clientes que procuram aconselhamento e especialistas que procuram algo específico. O processo de vendas precisa ganhar a confiança do cliente e isso tem a ver com a qualidade da informação fornecida

. Vendedores mentirosos. Um princípio fundamental do sucesso em vendas é “nunca tratar o clientes como pouco inteligente”

. Funcionários que comem no local. É desagradável recebir maus tratos porque você interrompeu seu almoço

. Mau aspecto dos vendedores. Detalhes como lavar as mãos com freqüência, usar perfume e cuida do hálito é muito importante quando se trata de uma pessoa de “domínio público”

. Sentir-se vigiado. Por causa do crime, muitos comerciantes cometem o erro de exagerar as medidas de segurança. Monitorar o cliente a cada passo, verificar seus pacotes, gera desconforto e acelerar sua saída do seu negócio.

Tanto bom quanto mau atendimento tem conseqüências. A boa notícia é que todos os pontos podem ser resolvidos com uma mudança de atitude e algum treinamento.