Ouvimos mil vezes da grande importância da criação de uma marca online, mas nós sabemos realmente o que é uma boa marca?

Em essência, uma marca é composta pelas associações e emoções que as pessoas têm sobre a sua empresa, produto ou serviço, gerando ligação emocional com os usuários, a marca vive na mente de cada membro da platéia, e é diferente para cada uma dessas pessoas.

A escolha do nome é muito importante para ter bom branding. Veja sete pontos a ter em mente para a escolha feliz do nome do seu empreendimento:

1. O nome deve soar bem: Uma boa opção é a utilização de nomes compostos começando com a mesma letra (por exemplo, Coca-Cola). É recomendável dizer o nome em voz alta várias vezes. Evite os vícios de linguagem como cacofonia (repetição de sons), confusão ou dificuldade para pronunciar-lo.

2. Escolha um nome com significado que ofereça algúm benefício: Ele deve demonstrar imediatamente a atividade do negócio e o benefício direto que oferece aos consumidores. Não deve ser muito genérico ou incluir muitas voltas ou indústrias.

3. Evite a sindrome 2.0: Na Internet e nas redes sociais é comum ver nomes e palavras com saltos disléxicos (como o Flickr), mas isso não funciona na vida real. Você deve tornar-lo mais fácil para os seus clientes potenciais para que possam achar seu negócio em qualquer meio de comunicação.

4. Não utilize iniciais: Embora existam marcas como IBM, HSBC e 3M que conseguiram posicionar seus nomes só com siglas, elas são pouco atraentes e difícis de lembrar. Enquanto você começa com um pequeno negócio e não tem uma empresa internacional só confia em nomes interessantes para o seu público.

5. Especifique: Não utilize nomes genéricos que não significam nada. Você precisa se referir a algo relacionado ao seu negócio, produto ou serviço oferecido.

6. Tenha certeza que possa ser cadastrado: Se você deseja construir uma grande marca no longo prazo, deve investigar se já existe no mercado, ou se é muito parecida com a marca dos seus concorrentes ou empresas conhecidas na região, antes do cadastro.

Alguns números para entender a importância da construção de sua marca:

  • 85% dos consumidores escolhem uma marca conhecida para fazer a primeira compra.

  • 75% dos consumidores mencionam o conhecimento da marca como um fator chave na hora de comprar um produto ou contratar um serviço.

  • 60% dos consumidores consideram muito arriscado comprar um produto ou serviço de uma marca que não tenham ouvido antes.

  • Somente entre 12 e 15% dos consumidores são leais, fiéis à marca, porém entre 55 e 70% das vendas são geradas por esses clientes fiéis.

  • 22% dos usuários de mídia social compram uma marca porque um amigo deu um “like” ou tem seguido no Twitter

  • Quando a marca tem presença on-line, 75% dos usuários respondem favoravelmente quando é compartilhada por um amigo

  • Os usuários tendem a criar engagement (compromisso) com o conteúdo das marcas que contenham imagens (44%), atualizações de status (40%), vídeos (37%), piadas, desenhos ou memes (36%) e links com os itens (35%).