Na hora da venda, quando for atender os clientes é  muito importante cuidar das palavras, e assim evitar gerar frustração ou incômodo no interlocutor.

Veja uma lista de expressões permitidas e proibidas na hora de ganhar a confiança do cliente:

  • A palavra “não” predispoe negativamente aos nossos clientes. Se o cliente tem uma dúvida ou reclamação e a nossa resposta começa pela palabra “não” (não posso, não é possivel, não vai dar certo, etc) ele pode pensar que a gente não tem vontade de ajudar. Para evitar isso é importante a atitude positiva e atenciosa, e usar palavras como “entendo”, “pois não”, “com certeza”, etc.
  • Não deve usar expressões que menosprezam os clientes como: “você não está entendendo?”ou “você está errado”. Tente falando que foi você quem não conseguiu se explicar claramente, utilizando expressões como: “desculpa, acho que não me expressei corretamente”, “desculpa, acho que houve um mal-entendido” ou “não se preocupe, se você tem mais alguma dúvida eu posso explicar novamente”
  • Evitar usar expressões autoritárias como:  “o que você  tem que fazer é…” Substituir uma ordem por uma sugestão é a melhor opção, Por exemplo: Sugiro que você tente…”. Há uma grande diferença entre as duas expressões e o cliente vai perceber sua atitude de ajuda e colaboração

Finalmente, veja as expressões  que o cliente sempre gosta de ouvir: “Posso ajudar?”, “Eu posso resolver seu problema”, “Não tenho certeza, mas vou conferir”, “Fique à  vontade”, “Obrigado pela preferença.

Fonte: tu-voz.comsoyentrepreneur.com