Ainda existem nas grandes ciudades da América Latina, alguns bares do século passado, com muitas histórias, lendas, mitos e tradições. Alguns deles declarados patrimônio cultural reconhecidos pela riqueza histórica e beleza arquitetônica.

Palco de grandes acontecimentos da época e de célebres clientes, suas paredes, corredores, mobiliário e decoração são o retrato vivo da história do país e até os dias de hoje  um dos principais pontos turísticos de cada cidade.

GuiaLocal.com convida a conhecer os bares mais antigos da América Latina:

1. CANTINA HUSSONG’S. Mêxico

Este boteco foi fundado em 1892, na cidade de Ensenada, Mêxico. Com estilo saloon do velho oeste, pistoleiros, póquer e revolução, mas com presença de “mariachis” que transformam o local em um autêntico boteco mexicano. Foi visitado por grandes estrelas como Marilyn Monroe e Steve McQueen.

CANTINA HUSSONGS

2. CAFE TORTONI. Argentina

Foi fundado em 1858 pelo imigrante francês Joan Touan. As mesas viram passar figuras como Juan Manuel Fangio, Carlos Gardel, Jorge Luis Borges e prestigiosas figuras internacionais como Albert Einstein. Nele funcionou a associação literária mais importante de Buenos Aires, liderada pelo pintor Benito Quinquela Martín. Na atualidade segue sendo um lugar de difusão cultural e turístico por excelência. E faz parte do seleto grupo de “bares notáveis” da cidade.

CAFE TORTONI

3. CAFE CORDANO, Perú

Foi fundado há 108 anos, é considerado patrimônio cultural do Peru. Nas messas deste bar histórico e tradicional se reuniam presidentes e autoridades para criar leis, negócios e até golpes de Estado.  Este é sem dúvida alguma um dos bares mais antigos e boêmios de Lima., parada obrigatória para moradores e turistas.

CAFE CORDANO

4. EL HACHA, Urugua

Surgiu há mais de 250 anos,  junto com fundação de de Montevidéu em 1726. O nome do estabelecimento El Hacha (O Machado) recorda que naquele bar, um dos clientes, Domingo Gambini, enviou para o além um dos empregados, utilizando um afiado machado. Hoje em dia, é um restaurante tradicional, localizado em uma esquina histórica da cidade no edifício original.

EL HACHA1

5. EL GRAN VICIO, Costa Rica

Pequeno boteco, sem cadeiras nem  bancadas, só é possível beber em pé no balcão. Está localizado no Mercado Central e foi fundado junto com o Mercado em 1880. É um local principalmente  masculino, só oferece cerveja e licor.

EL GRAN VICIO

6. CONFEITARÍA COLOMBO, Brasil

Localiza-se  no centro histórico do Rio de Janeiro, sendo um dos principais pontos turísticos da cidade. Recentemente, a Confeitaria Colombo foi eleita como um dos 10 mais belos cafés do mundo.  Foi fundada em 1894 por imigrantes portugueses, são 120 anos de história e o símbolo máximo da belle époque da cidade, faz parte do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio de Janeiro. O ambiente é mantido no estilo do palacete que ocupa desde a inauguração, em fins do Séc.XIX.

BRASIL