Quais são os ramos de atividade que têm mais pessoas à procura de trabalhoOu, dito de outra maneira: quais são os empregos mais oferecidos? Segundo um estudo realizado pelo GuiaLocal, o maior guia de negócios na América Latina, e baseado na sua nova funcionalidade “Empregos”, estes são os 5 empregos com maior quantidade de candidaturas no Brasil no 2014:

1. Motorista (6,9% das candidaturas). A oferta está a cabeça pelos usuários. Em destaque vagas de motorista de caminhão para transporte de carga, com experiência em rodovias interestaduais e internacionais. Além disso, muitos candidatos são oferecidos para motorista de transporte de passageiros, transporte escolar, turismo e distribuição.
Dentro da mesma categoria são as posições menos solicitadas, o transporte de materiais, veículos de emergência, veículos blindados e de carga perigosa.

2. Caixa (6,2% das candidaturas). Entre os empregos mais procurados, o segundo lugar é operador de caixa. Aqueles que se candidatam para estas vagas têm experiência geralmente em vendas e gestão de lojas, além de gestão de Office e Recursos Humanos. A tendência crescente dos candidatos para estes empregos é o alto nível em conhecimento de Inglês.

3. Recepcionista (5,0% das candidaturas). Este é o terceiro lugar de acordo com a base de dados do GuiaLocal.com. Há uma clara preferência para trabalhar no atendimento ao cliente em lugares como lojas de departamento ou consultórios médicos. A seguir em importancia, emprego de recepcionista em pequenas empresas, tais como escritórios de advocacia, cartório e contabilistas.

4. Vigilante. Este é o 4to emprego mais oferecido. A maioria dos candidatos para estas vagas tem vários cursos que os credenciam para o trabalho, tanto para vigilante fixo, controlador de acesso ou rondas diárias. Também candidatos com experiência no controle de veículos e transporte de valores.

5. Vendedor. O 5to lugar é para aqueles candidatos que optam por trabalhar em lojas, a grande tendência é nas categorías de roupas e acessórios, também oferecendo seus serviços como caixas. Em menor grau há procura de emprego como promotor ou operador de telemarketing.

Mariano Soler, CMO do GuiaLocal explicou: “A nova ferramenta do GuiaLocal para oferecer e procurar emprego, permite o acesso a uma extensa base de dados em 21 países na América Latina. O que é interessante é ver como cada país mostra diferentes dados de acordo com as diferentes realidades e características do mercado de trabalho, sempre dinâmico”.