Se você conseguir conquistar o cliente, você não vai só construir um bom relacionamento, mas também irá criar uma sensação de satisfação para o seu cliente.

Demonstrar por que você é a melhor escolha.  se o cliente faz uma solicitação para encerrar uma tarefa, não se esqueça de fornecer informações atualizadas sobre o seu progresso. Compartilhe todos os bons e maus resultados. Mostre o seu esforço para alcançar o benefício mútuo.

Foco nos detalhes. Os detalhes fazem a diferença. A estratégia é simples: é muito importante identificar aquelas coisas que os clientes gostam e aquelas que odeiam. A idéia não é oferecer qualquer presente, mas saber que coisas eles vão apreciar com certeza.

Resolver o problema más difícil. Uma vez que você identificou quem é o seu cliente ideal, a questão é: como iniciar um relacionamento com ele? Uma boa opção é perguntar o que é o mais difícil problema que enfrentam. Apresente uma solução acompanhada por um plano de acção. Isso vai criar uma base sólida para pensar em um relacionamento à longo prazo

Ofereça testar seu serviço. A “amostra” do seu trabalho é uma ferramenta de marketing muito efetiva Mas não confunda esta estratégia com “trabalhar para nada”. Qual é a diferença? Faça o cálculo dos seus honorários logo do periodo de prova e ofereça uma boa proposta para o cliente.

Ofereça uma experiência consistente. Há muitas diferenças entre prestação de um serviço e de uma experiência, ela inclui o poder do marketing sensorial. Esta forma de marketing é a ação de estimular os sentidos para vender, seja ele olfato, visão, paladar, audição e o tato. O objetivo é provocar neles uma reação como: “Que boa experiência gostaria de voltar logo.”

Ganhe a confiança do cliente. A maneira como você se apresenta e as perguntas que você faz falam sobre quem você é e como você pensa. Os consumidores estão fartos de empresas que não entregam o produto no prazo, ou respeitam o preço acordado. Então, para ganhar a confiança do cliente você vai precisar de mais do que um sorriso, manter sua palavra.

Falar a língua do cliente. A dica principal aqui é apresentar soluções específicas e qual é o propósito de cada, sem usar linguagem muito técnica e complicada. Se o que você tem a oferecer é um produto, é essencial  descrever suas vantagens e como ele vai resolver o problema apresentado pelo consumidor.

Manter o canal de comunicação aberto. A comunicação e follow-up são fundamentais para garantir um relacionamento no longo prazo. Conhecer a opinião, os níveis de satisfação e perspectivas dos clientes é essencial para dar-lhe exatamente o que ele precisa.

Fonte: soyentrepreneur.com, ideasdenegocios.com,