Você gosta de vinhos, visita vinícolas, participa de confrarias e um dia resolve abrir uma loja de vinhos. Pois é uma ótima idéia. É um negócio que está na demanda e não tem falta de clientes. Além disso, ele gera lealdade, criando uma base de clientes que compram sempre na mesma loja uma ou mais vezes por semana.

A localização para qualquer tipo de negócio é talvez o ítem mais decisivo, escolha um lugar de bom fluxo de pessoas com alto poder aquisitivo, em um local agitado da cidade, perto dos shoppings e restaurantes da moda.

Uma vez instalado em sua loja, você deve oferecer a mais ampla gama de preços e marcas, o que lhe permite chegar a todos os tipos de clientes com diferentes gostos e orçamentos.

É uma boa idéia incluir a venda embutidos, defumados, snacks, queijos e doces.

A loja deve ter boa apresentação, para convidar as pessoas a entrar e ficar à vontade. Quem compra vinho prefere comparar e escolher com calma.

A presença de um conhecedor ou sommelier na loja pode ser uma chave para o sucesso. A ajuda de um especialista em bebida pode ser muito agradável para os clientes.

Respeito ao espaço físico, é aconselhável um local profundo e fachada estreita. Não exponha os vinhos em frente a loja, muitas pessoas que compram vinhos são informados sobre as condições de conservação. Mudança de temperatura e luz pode deteriorar a bebida. As garrafas devem ser colocadas deitadas, de tal forma que se evite o ressecamento das rolhas e conseqüente invasão de oxigênio nas garrafas, o que oxidaria o vinho.

Idéias para aumentar as vendas.

. Criar um clube pode servir para reforçar as vendas e alcançar a lealdade do cliente. Você pode dar cartões de desconto para os membros e cupons para a próxima compra.

. Ofereça cursos de degustação, palestras, ou qualquer atividade que promova a abordagem ao cliente.

. Uma boa idéia é também vender pacotes de vinho ou outra bebida e acompanhar com petiscos, snacks, ou um item como por exemplo copos, saca-rolhas.

. É recomendável oferecer uma área de degustação na loja, para ajudar os compradores a escolher e fazê-los sentir confortáveis.

 

Fuentes: www.ehow.com.br/