Funcionários motivados rendem e produzem mais, dão maior lucro para empresa, tem uma qualidade de vida maior, são mais animados e motivam a equipe, são fundamentais para nosso negócio

Não adianta negar o óbvio: o dinheiro é importante. É o que nos motiva todos os dias para ir para o nosso local de trabalho. Com o nosso salário é possível cobrir a maioria das necessidades básicas como alimentação, roupas, entretenimento e lazer, etc.

Claro que a compensação financeira não deve desaparecer, mais não é o único método disponível para motivar o pessoal. Veja aqui as formas de motivar os seus funcionários:

  • Passe algum tempo com os seus funcionários: O fato de você ter tempo para ouvir seus funcionários é um grande motivador. Além disso, você pode ficar sabendo o que outros estímulos eles precisam: Tempo livre, horários flexíveis, reconhecimento, dinheiro, etc.

  • Forneça feedback: É importante que os funcionários conheçam o resultado do seu trabalho e sua opinião sobre ele.

  • Faça um plano de ação: Depois de conversar e ouvir seus funcionários é importante projetar junto com eles o sucesso da empresa. Participe em conversas individuais com cada pessoa da sua equipe, é importante definir objetivos claros e uma expectativa de desempenho.

  • Celebre o sucesso: Compartilhe sucessos e agradeça o trabalho da equipe, isso é uma parte importante da motivação, para que seus funcionários se sintam parte da empresa

  • Flexibilidade nos horários: Uma opção é reduzir o horário de almoço a fim de avançar a hora de partida ou trabalhar mais horas durante a semana, a fim de ter a sexta-feira à tarde livre. Assim, a qualidade de vida da equipe irá melhorar.

  • Escolha dos dias de folga e feriados: Muito positiva para facilitar o equilibrio trabalho-família, permitindo que funcionários com seus filhos possam escolher dias de férias coincidindo com as férias escolares

  • Reconheça os objetivo alcançados: As pessoas gostam de ser elogiadas e você precisa fazer isso quando alguém faz um bom trabalho. Isso ajuda a melhorar a auto-estima do funcionário

  • Bom ambiente: É importante gerar um clima de confiança e colaboração no trabalho. É recomendável ser gentil com todos, repreender privadamente e cumprimentar em público.

  • Parte da empresa: Aumentar o sentimento de pertença à empresa gera um bom ambiente de trabalho e incentiva a produtividade e atingir metas. Quanto maior a informação dos funcionários sobre os produtos e características da empresa, maior será a ligação.

  • Aspirações futuras: Em tempos de crise, incentivar os trabalhadores com planos de longo prazo tornou-se uma das maiores motivações. Além disso, os cursos de formação e capacitação oferecidos pela empresa,  são percebidos como uma forma de apostar no funcionário.

  • Interesse em sua vida: É aconselhável levar algum tempo para saber o que os seus funcionários pensam, conhecer sua vida pessoal, etc. Trabalhadores valorizam muito o atendimento e interesse dos chefes no seu dia-a-dia.