Pequenas atitudes podem ajudar a impulsionar as vendas e a melhorar a gestão do empreendimento. Um dos fatores mais importantes é a impressão que um vendedor pode gerar nos clientes.

Geralmente, a primeira impressão fica nos primeiros 3 ou 4 minutos do primeiro contato com uma pessoa, ficará estabelecido se ela “gosta” ou não de nós.

Veja algumas dicas para causar uma boa primeira impressão, e manter um relacionamento duradouro com seus clientes.

1.     Sorrir sempre

“O show deve continuar” Todo o mundo pode ter dias bons e dias ruins. Não deixe seu mau humor interferir no atendimento ao cliente. Ele não precisa conhecer a diferença no serviço. Pense no cliente como alguém que está te oferecendo sua ajuda ao comprar na sua loja, ele te escolheu. Seja agradecido e sorria.

2.  Escutar ao seu cliente

“Quando o cliente está falando, o cliente está comprando” Não interrompa, embora esteja ansioso e tenha vontade de adicionar informações , aguarde ele acabar de falar.

3.     Fazer contato visual

Fale olhando nos olhos do cliente, isso representa sinceridade e transparencia (tome cuidado da intensidade, o cliente pode se sentir invadido). fazer contato visual demonstra interesse no que o outro está falando.

4.    Acompanhar o tom da voz

Se o cliente fala alto, como vendedor, deverá  falar alto também. Se o cliente fala com calma, devagar e baixo também terá que se adequar ao ritmo da fala.

5.     Mude a sua postura

Uma pessoa com os braços cruzados é sinal de atitude negativa e defensiva, sem vontade de escutar. O melhor é pegar qualquer objeto (produto, caderno, caneta, folheto, etc) para ocupar as mãos e sair dessa postura.

Fontes: ideasparapymes.com, adrianamendezconsultora.com