O “crowdfunding” que significa “financiamento coletivo”, é um sistema de cooperação para captação de fundos no custeamento de projetos (seja profissional ou não).

Em troca, o co-financiador pode receber pela participação, tanto um grande “obrigado” quanto recompensas em dinheiro, o próprio produto ou serviço ou uma pré-venda com descontos.

Então, se você tem em mente um projeto ou negócio, mas não  os fundos suficientes para desenvolvê-lo, este é o modelo ideal para obter capital e atingir o sucesso.

Como funciona?

Escolha a plataforma que melhor se adapta às suas necesidades e apresente sua ideia ou projeto ao público através de fotos, videos, textos, diz o quanto precisa obter e o prazo limite para a arrecadação, geralmente entre 30 e 90 dias. Também é importante definir a recompensa para cada tipo de doação, isso dependerá da generosidade da contribuição.

Sobre as plataformas

As opções de plataforma de crowdfunding são variadas, algumas só trabalham com projetos solidários, outras só esportes, arte, viagens, tecnología, design, etc. E bem importante o seguinte: divulgar o projeto pode ser grátis, mas o site cobra comissões entre  5% e 12%.

Por último, existem dois tipos arrecadação: “tudo ou nada”, caso o emprendedor não consiga atingir o 100% das metas todo o dinheiro será devolvido aos incentivadores e “tudo soma”, na qual o dono do projeto aceita qualquera seja o dinheiro recebido e o restante fica por conta dele. 

Financiar também pode ajudar a sua empresa:

O financiamento de projetos sociais é a nova tendência mundial. Segundo o estudo realizadado pelo site Crowdfunding.org (em 2011) existem 452 plataformas de financiamento coletivo no mundo. Entre 2009 e 2011, 1.500 milhões de dólares foram arrecadados, isso significa um 62% de crescimento e a realização de  um milhão de novos projetos. Hojee m dia, estas plataformas procuram aliar se com empresas para utilizar seus serviços como espaço de Responsabilidade Social Empresarial.

Veja alguns sites de financiamento coletivo:

www.ppl.com.pt

www.zarpante.com

www.catarse.me/pt

www.impulso.org.br/pt

www.comecaki.com.br/

Você fala inglês? Veja algumas plataformas bem sucedidas que pode consultar:

www.gofundme.com

www.kickstarter.com

www.indiegogo.com

www.youcaring.com