Estabelecimentos e empresas tem uma ampla variedade de clientes, e cada um deles tem característica diferentes que definem sua personalidade.

Um comerciante responsável deve conhecer e identificar cada perfil de seus clientes  para oferecer o melhor a cada um deles e também saber qual é a melhor  estratégia de marketing e vendas correta.

1. Clientes Leais

São muito importantes para o nosso negócio. Geralmente representam apenas o 20% da nossa carteira de clientes  porém o 50% de nossas vendas. Eles são clientes incondicionais, amplificam a propaganda boca a boca e recomendam a seus amigos. A experiência desse cliente supera suas expectativas.

2. Clientes impulsivos

Suas decisões de comprar obedecem ao  impulso do momento. Nunca entram decididos a comprar algo especifico. É fundamental ter vidraças e balcões com produtos que possam chamar sua atenção. O sucesso vem de excelente serviço de atendimento.

3. Clientes especialistas em descontos

Adoram os descontos e promoções, e na temporada de liquidação eles visitam nosso negócio. Nossa estratégia de marketing deve estar voltada para sua satisfação nesse período.

4. Clientes baseados nas necessidades

São aqueles que identificam a necessidade e procuram o produto ou serviço adequado para sua satisfação. Procuram coisas especificas e são leais a uma marca.

5. Clientes  indecisos

Não sabem o que querem, e se sabem, não se comunicam claramente.

Tem tantas idéias que não conseguem distinguir o que realmente interessa. É apenas uma pequena porcentagem dos seus clientes, não perca muito tempo neles.

 6. Clientes difíceis

São aqueles exigentes e detalhistas que reclamam de tudo. Estão sempre achando defeitos e muitas vezes podem tornar se prepotentes e agressivos.

A melhor  forma de lidar com um cliente difícil é oferecer bom atendimento ou serviço e superar suas expectativas.

Fonte:

Pymerang.com
SoyEntrepeneur
Crecenegocios.com