Android vai continuar na liderança no mercado dos smartphones e iPhone pode perder seu segundo lugar por causa da Nokia, que utiliza Windows 8.

O Windows Phone 8, o sistema operativo da Microsoft, lançado no mercado há pouco mais de um ano, é um forte candidato para ocupar o segundo lugar ente os sistemas operativos móveis mais utilizados na América Latina, vencendo ao iPhone.

Esses dados surgiram do Mapa da Colonização Mobile na América Latina 2013 do site Guialocal.com.br, um análise dos sistemas operativos dos smartphones escolhidos pelos usuários no continente todo. Resultado de um forte crescimento no 2013, conseguiu superar o Blackberry no primeiro ano de vida e ficou bem perto do iPhone (iOS).

A projeção para 2014 é animador. Com uma taxa de crescimento do 15%, Windows Phone irá vencer o iPhone na América Latina no ultimo trimestre do 2014. Argentina, por causa dos impedimentos nas importações, será o primeiro país onde o Windows irá levar vantagem sobre o iPhone nos primeiros meses do ano. Mesma situação na Colômbia para metade do ano. Contudo, em países como Brasil, México e Chile a batalha será mais difícil, até pode acabar a partida em empate para finais do ano.

Com certeza a aposta “mobile” da Microsoft lhe da bons resultados na América Latina, tanto a Microsoft quanto a Nokia, as duas empresas celebraram uma aliança estratégica até Setembro do 2013, depois a Microsoft comprou a divisão dispositivos móveis da empresa finêsa.